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@InProceedings{KajiBres:2018:MoHiRe,
               author = "Kaji, Aline Olivas and Bressiani, Danielle de Almeida",
                title = "Modelagem hidrodin{\^a}mica da regi{\~a}o do arquip{\'e}lago de 
                         maraj{\'o}",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2018",
               editor = "Herdies, Dirceu Luis and Coelho, Simone Marilene Sievert da 
                         Costa",
         organization = "Encontro dos alunos de p{\'o}s-gradua{\c{c}}{\~a}o em 
                         meteorologia do CPTEC/INPE, 17. (EPGMET)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
             keywords = "Delft3D,Modelagem, Amazonas.",
             abstract = "As hidrovias do Amazonas e os portos do Arquip{\'e}lago de 
                         Maraj{\'o} s{\~a}o de grande import{\^a}ncia para a 
                         navega{\c{c}}{\~a}o interior e transporte de cargas na 
                         regi{\~a}o Norte do Brasil. Um bom entendimento das 
                         condi{\c{c}}{\~o}es hidrodin{\^a}micas e um sistema de 
                         previs{\~a}o confi{\'a}vel s{\~a}o essenciais para melhorar a 
                         seguran{\c{c}}a e efici{\^e}ncia das opera{\c{c}}{\~o}es ao 
                         longo de hidrovias e portos. Em uma regi{\~a}o de processos 
                         f{\'{\i}}sicos e caracter{\'{\i}}sticas morfodin{\^a}micas 
                         complexos, e onde dados s{\~a}o escassos, a modelagem 
                         num{\'e}rica tem papel fundamental para a compreens{\~a}o da 
                         hidrodin{\^a}mica local. Dessa forma, esse trabalho tem como 
                         objetivo desenvolver um modelo hidrodin{\^a}mico da regi{\~a}o 
                         do Arquip{\'e}lago do Maraj{\'o} utilizando a su{\'{\i}}te de 
                         modelos num{\'e}ricos Delft3D. O modelo se estende desde a cidade 
                         de {\'O}bidos at{\'e} a plataforma continental, e {\'e} 
                         dividido em diversos sub-dom\ı\́nios que funcionam de 
                         maneira interligada e possuem diferentes resolu{\c{c}}{\~o}es 
                         espaciais. O modelo {\'e} for{\c{c}}ado pela vaz{\~a}o dos rios 
                         e pelo n{\'{\i}}vel do mar na plataforma continental. 
                         Simula{\c{c}}{\~o}es com o modelo hidrodin{\^a}mico, ainda 
                         n{\~a}o calibrado, apresentaram resultados satisfat{\'o}rios, 
                         com diferen{\c{c}}as inferiores a 10 cm na amplitude da principal 
                         componente de mar{\'e} (M2) na maioria das esta{\c{c}}{\~o}es. 
                         Os maiores erros foram encontrados na foz do canal norte do 
                         Amazonas e ao longo da costa do Amap{\'a}, regi{\~a}o onde 
                         h{\'a} grande amplifica{\c{c}}{\~a}o da mar{\'e} devido aos 
                         bancos de lama adjacentes. As esta{\c{c}}{\~o}es nos portos de 
                         Santana, Vila do Conde e Bel{\'e}m apresentaram resultados 
                         bastante precisos, com erros na ordem de 2 cm. Na regi{\~a}o 
                         adjacente ao Porto de Bel{\'e}m foram encontradas velocidades de 
                         correntes de at{\'e} 2,8 n{\'o}s, valores pr{\'o}ximos aos 
                         indicados nas cartas n{\'a}uticas da Marinha do Brasil. A 
                         calibra{\c{c}}{\~a}o e valida{\c{c}}{\~a}o do modelo 
                         ser{\~a}o realizadas com os dados observados dispon{\'{\i}}veis 
                         e de sensoriamento remoto. O sistema de previs{\~a}o 
                         hidrodin{\^a}mico ser{\'a} acoplado, de forma operacional, a um 
                         modelo meteorol{\'o}gico da regi{\~a}o e um modelo 
                         hidrol{\'o}gico da bacia do Amazonas. O modelo hidrodin{\^a}mico 
                         {\'e} parte de uma ferramenta desenvolvida pela Climatempo para 
                         suporte ao planejamento e log{\'{\i}}stica da 
                         navega{\c{c}}{\~a}o interior: PreHvia Previs{\~a}o 
                         Hidro-meteoceanogr{\'a}fica das vias fluviais e portos. Esta 
                         ferramenta trar{\'a} informa{\c{c}}{\~o}es de previs{\~a}o 
                         meteorol{\'o}gica e clim{\'a}tica, assim como de vaz{\~a}o e 
                         cotas dos rios, e de altura d{\'a}gua, corrente e onda na 
                         regi{\~a}o pr{\'o}xima aos portos, contribuindo para um melhor 
                         planejamento e opera{\c{c}}{\~o}es eficientes, com maior 
                         seguran{\c{c}}a e menores riscos nas hidrovias e portos da 
                         regi{\~a}o.",
  conference-location = "Cachoeira Paulista",
      conference-year = "22-26 out. 2018",
             language = "pt",
         organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                  ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3SR28DB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3SR28DB",
           targetfile = "MG2-02.pdf",
                 type = "Modelagem Geral",
        urlaccessdate = "19 maio 2024"
}


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